Uma Escovação Perfeita? Escute seu Dentista!

escovar os dentes corretamente

A melhor dica para uma escovação correta? Escutar atentamente as dicas e observações do seu dentista.

Ele é a melhor referência para te indicar como fazer a higiene bucal e escolher os melhores produtos.

A higiene bucal não é apenas a escovação diária dos dentes e sim todo o cuidado e asseio que as pessoas devem ter durante todo o dia, e isso passa também pelo uso do fio dental e do enxaguante bucal.

A escovação

Uma escovação considerada adequada deve durar em média, cerca de 2 minutos. Os movimentos devem ser circulares e curtos, sem muita força e tomando cuidado para não ferir a gengiva. Os movimentos devem alcançar tantos os dentes da frente quanto os posteriores.

Para ter um hálito puro, a escovação da língua é imprescindível, pois é onde muitas bactérias ficam alojadas.

escovas de dentesA escova de dentes, na grande maioria dos casos, deve ser de cerdas macias. Elas são as mais indicadas para remover as placas bacterianas e resíduos de alimentos. As escovas que possuem a cabeça menor, alcançam melhor todos os cantos da boca e devem ser trocadas a cada três meses, ou quando ela começar a ficar desgastada.

Dica importante: troque a escova após gripes, resfriados e infecções, para diminuir o risco de nova infecções.

O creme dentalcreme-dental

É muito importante no processo de limpeza e higienização dos dentes. No mercado, existem atualmente uma grande variedade de produtos, que prometem combater a cárie, gengivite, tártaro e até manchas.

O melhor para você é aquele que seu dentista indicar.

O fio dental

O uso do fio dental

Usar corretamente o fio dental garante a remoção da placa bacteriana e alimentos nos lugares onde a escova não consegue alcançar.

Feitos de fio de nylon (com multifilamentos) ou de fio FTFE (com monofilamentos), o fio dental usado diariamente contribui para evitar cárie e gengivite.

Na hora da higienização, use cerca de 40 centímetros de fio. Siga com cuidado as curvas dos dentes, tomando cuidado com a gengiva.

O enxaguante bucalUso do enxaguante bucal

O enxaguante bucal com flúor complementa a escovação, principalmente quando utilizado à noite, período onde as bactérias aproveitam para atacar, causando a cárie, as placas bacterianas e problemas gengivais.

Com diversos sabores e formulações, o enxaguante deve ser usado pelo menos uma vez ao dia e ajuda a eliminar o mau hálito, gengivite, placas bacterianas e até cárie.

Para garantir sua saúde bucal, o mais importante é seguir todas as recomendações de seu dentista e não deixar de fazer a escovação pelo menos 3 vezes ao dia, ou após as principais refeições.

Até a próxima!

texto original de 20/10/2014.

Share:

Deixe uma resposta