O que é o esmalte dentário?

O que é o esmalte dentário?

O esmalte dentário é um dos tecidos que compõem o corpo humano, e é considerado o mais mineralizado do organismo. Por isso, apresenta uma grande dureza, ou seja, é bastante resistente e não se danifica facilmente.

A função do esmalte é recobrir a parte mais sensível do dente — a dentina e a polpa —, onde estão os tecidos nervosos. Também é função do esmalte dentário oferecer força e resistência para que possamos nos alimentar.

Aliado à força da mandíbula, o esmalte dentário ajuda a partir e triturar os alimentos com facilidade. Ele não tem sensibilidade, porque não tem terminações nervosas. Sendo assim, o que afeta apenas o esmalte não causa dor.

No entanto, sem a proteção do esmalte dentário não séria possível comer sem sentir dor, porque a parte nervosa dos dentes ficaria exposta. Isso também aumentaria as chances de desenvolvimento de problemas bucais.

Mas, apesar de ser um tecido mineral duro, o esmalte não é invulnerável e pode ser danificado por vários fatores. Sendo assim, é necessário oferecer nutrientes e cuidados para prevenir danos.

Share:

Deixe uma resposta